Coleções

Coleção Marcelo, Marmelo, Martelo

Não existe criança que não leia “Marcelo, Marmelo, Martelo” e não saia inventando um monte de nomes novos para as coisas, ou então pergunte o porquê de cada nome ser o que é.

Pelo menos as minhas filhas fizeram os dois! Já ouvi muito a frase:
– Mãe, se fosse o Marcelo ele ia falar que isto era …. aí vinham os nomes mais variados e esquisitos. Pior é que muitos faziam total sentido!

Esta é outra coleção que pelo livro principal seria fácil um post do “tesouros”, pois tenho certeza que reconhecerá a imagem abaixo. É um clássico!

ruth-rocha-marcelo-velho[1]

Só que ela está cada dia mais moderna e interativa. Alguns livros da turma, não sei se todos, têm atividades no final, eu adoro! Super o meu estilo, pois tenho mania de fazer passatempos para as meninas, tanto que já estão virando livro.

Ops… este post não é para falar de mim, e sim de uma super escritora que iniciou sua carreira há mais de 45 anos e continua super atual! Ruth Rocha, que minhas filhas adoram (e eu também).

O livro que deu origem a série, vem com mais duas histórias, “Teresinha e Gabriela” e “O dono da bola”. Os outros são excelentes para ler e mostrar para a criança o assunto referente ao dia a dia dela. Comparando, por exemplo, as coisas do bairro do Marcelo, com o dela, e iniciando as noções de lugares, direções e percepção do mundo a sua volta.

No site oficial a indicação está para 7 a 9 anos, mas acredito que 5 a 8 seja uma faixa mais interessante, nem que aos 5 mostre algumas noções e com o passar do tempo pode  ampliar e detalhar mais as informações. As crianças hoje em dia estão muito antenadas, mas ainda são crianças e necessitam direcionamento.

ruth-rocha-marcelo-novo[1]

A coleção é formada por 8 livros,  todos da Editora Salamandra. Segue a lista completa:

Marcelo, Marmelo, Martelo

A escola de Marcelo
A família de Marcelo
A rua do Marcelo
Marcelo: de hora em hora
O bairro do Marcelo
O livro de números do Marcelo
Os amigos do Marcelo

A maioria deles é relançamento pela Salamandra e fazem parte da Biblioteca Ruth Rocha, encontrei algumas capas dos antigos, de quais vocês se lembram?

ruth-rocha-marcelo-velho[1]

As ilustrações do Marcelo, Marmelo, Martelo são de Mariana Massari, os demais livros são de Alberto Llinares.

Para colecionadores: Baixe o arquivo a seguir para marcar os que já possuem.

Marcelo, Marmelo, Martelo 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *