Festa Junina

Data

Data:
É uma festa popular em homenagem a três Santos:
13/06 – Santo Antonio
24/06 – São João
19/06 – São Pedro
As festividades nos lugares tradicionais costumam ser no mês de Junho, mas encontramos festas “juninas” até o final de julho.

Dicas de Livro

– Saiba mais com a Turma da Mônica – Datas Comemorativas. Editora Panini.
O livro fala sobre diversas datas especiais, entre elas a Festa Junina.

capa-monica

Como começaram as festas juninas? O que não pode faltar na comemoração?
A turma responde estas e outras perguntas, em forma de história em quadrinhos.

Lembrete Importante

Soltar balões é muito perigoso e é proibido! O balão quando sobe é lindo, né?

Mas em algum momento ele desce e pode colocar fogo em florestas e em casas, podendo até matar. Vale muito mais a pena fazer estes lindos balões coloridos para enfeitar a casa com segurança.

Imagem1

Passatempos

Fizemos alguns passatempos divertidos para imprimir e brincar com as crianças!

passatempo-matematica passatempo-comidapassatempo-bandeira-colorir

Matemática                                  Comidinhas                              Colorir bandeirinhas

Mapa da Mina

– Produtos que achamos legal para enfeitar esta data!

Uma graça este kit varal com bandeirinha, no site Festa Box.

Imagem3

Brincadeiras Legais

Separamos duas brincadeiras legais e fáceis de fazer para animar a data!

Derrubando latas: Com 10 latas de leite vazias dá para fazer a brincadeira. Eu fiz há uns anos atrás e usei bola de tênis, mas o ideal é utilizar uma bola um pouco maior para que fique mais fácil para a criança derrubar.
Pode substituir por latas de refrigerante, mas hoje em dia como são mais molinhas, amassam rápido e precisam ser trocadas. As de leite valem mais a pena.

Corrida do saco: Outra que não é complicada de fazer, só tem que conseguir um saco grande de batata ou de cebolas, normalmente em mercados ou feiras eles dão. É só delimitar uma linha de saída e uma de chegada e se divertir de montão! Na minha infância não tinha estas coisas, mas outro dia meu cunhado fez com as meninas, e foi bem divertido. Eu tentei e é muito mais difícil do que parece… Pelo menos para as minhas habilidades (ou falta delas).

Aqui neste site tem mais dicas de brincadeiras, mas tem umas que, são difíceis de encontrar na cidade grande, né? Afinal, alguém já viu recentemente um Pau de Sebo?! Juro que nunca vi.

Para pensar

Estalinhos – vamos recolher nosso lixo?

Você abre o vidro do carro e joga lixo no chão? Claro que não, né? Mas ninguém percebe que ao brincarmos com as crianças de estalinho estamos deixando muita sujeira para trás.

Eu confesso sou toda preocupada em jogar lixo corretamente, e nunca havia reparado nos estalinhos! Acho que a nossa cultura quando éramos criança não era tão preocupada com meio ambiente.

Vou contar como tudo começou…  Quando as meninas tinham 2 anos, ganharam uns estalinhos em uma festinha. Num belo final de tarde voltamos do parquinho aqui perto nos divertindo com eles. No dia seguinte de manhã, voltamos ao parquinho e no caminho… muita sujeira de estalinho!! Que EU tinha deixado para trás!

A partir deste dia as ensinei que, ao acabar de brincar com os estalinhos, catamos os papéis e colocamos na caixinha para depois jogar no lixo. Elas se acostumaram e para elas é super normal catar depois. Muita gente olha e acha estranho, mas sinto que estamos fazendo a nossa parte.