pedra bonita

Trilha na Pedra Bonita

Este passeio está fresquinho na memória, fomos no final de semana passado fazer a trilha na Pedra Bonita. Nunca havia feito este caminho, AMEI!

Bom, vamos começar do início, né?

A Pedra Bonita fica no Rio de Janeiro, RJ, entre os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca. Fomos de carro, subindo pelo lado de São Conrado, na Estrada das Canoas. Em algum momento você verá ao seu lado esquerdo esta casinha, que é a entrada para o estacionamento, que serve tanto para quem quer fazer a trilha quando para as pessoas que vão para a rampa de asa delta e parapente.

É normal ter fila, pois tem lugares que passa um carro por vez, então tem momentos que os carros só descem e outros que só sobem. Quando chegamos o estacionamento estava lotado, os guardas não deixaram subir para nos deixar perto da trilha e um só estacionar em outro lugar. Mais tarde conversando com o mesmo guarda ele me contou que não pode deixar ninguém subir quando está cheio, nem taxi, pois 100% das pessoas que dizem que vão voltar não voltam. Não estranhe se mesmo lotado alguns carros passarem, pois tem vagas reservadas para os profissionais de asa delta e parapente.

google-map-entrada

Esta é a entrada para o estacionamento. Foi aí que ficamos e subimos a pé. (imagem do google maps)

Meu marido nos deixou aí no início da subida para o estacionamento e foi parar o carro um pouco mais abaixo que tem um espaço para estacionar também. Melhor um andar mais do que todos, pois estávamos com 3 crianças (duas de 8 anos e uma de 7). Este trecho não é grande, mas é ingrime e tem que tomar cuidado com as criança e os carros. Não sei estimar o tempo, pois as meninas ficaram um tempão brincando em uma pedra no caminho que dava para “escalar” de um lado e do outro era baixinho e ficavam pulando.

Clicando na foto da entrada, está o link para o google map, pode-se percorrer pelo google e ter uma ideia da subida até o início da trilha.

google-map-entrada-trilha

Entrada da trilha (imagem do google maps)

Subindo a pé, chegará a esta guarita, é ao lado dela que começa a trilha para subir a Pedra Bonita. Se conseguir subir de carro, é só descer um pouquinho, pois o estacionamento é logo acima desta imagem. A entrada é gratuita, eles pedem somente que assine o livro colocando o horário de subida e quantas pessoas estão com você. É sempre bom ter um controle de quantas pessoas estão na trilha e, principalmente, se todas voltaram.

A trilha não é difícil, não tem escaladas e nem partes complicadas, é basicamente como na foto abaixo. Tem que tomar cuidado para não tropeçar em raízes e pedras, ou escorregar em partes de limo ou lama. Ou seja, nada complicado. Eu amo natureza e trilhas, mas não sou atleta, se eu e as crianças chegamos a maior parte dos seres humanos conseguem também!  Claro que tem horas que bate um cansaço, mas nem em todos pois os 2 homens subiram mega na boa. Com uns poucos minutinhos de descanso e um pouquinho de água dá para encarar o resto. Demoramos aproximadamente uns 40 minutos subindo com calma e parando umas 2 vezes para descansar. Não tem trecho perigoso, não fomos com guia, mas o Léo que estava com a gente já havia subido antes.

Trilha na mata

Visual dentro da trilha na Pedra Bonita.

 

Raíz na trilha

Tem que prestar atenção nas raízes para não tropeçar.

A chegada é muito visual! A felicidade das crianças por terem vencido o desafio foi lindo de ver!

Assim que chegamos ainda tinham uma névoa embaixo, mas o tempo foi abrindo e ficou o máximo! Não preciso nem dizer que no topo não tem sombra, né? Levar boné e passar protetor solar é fundamental.

Importante! Dá para levar crianças tranquilamente, mas sem se esquecer que estarão no topo de uma montanha, não tem corrimão, nem barreira. Tem que ficar perto das crianças o tempo todo, para chegar um pouco mais perto da beirada só de mão dada com um adulto (e segurando forte). Eu recomendo que tenha pelo menos um adulto para cada duas crianças, assim tem uma “mão” adulta para cada. E conversar bastante com elas antes de chegar ao topo e depois que chegar reforçar! Criança é sempre criança, podem dizer que entenderam, mas não tem a real noção do perigo, nós é que temos que estar atentos.

Apesar deste texto amedrontador, foi super tranquilo lá em cima, as meninas respeitaram e só chegaram um pouco mais perto da borda sentadas (indo de bumbum com a gente segurando) ou de mão dada com alguém. E mesmo assim esta borda não é tãããão borda assim, pois nem eu sou doida de ficar muito na pontinha.

Seguem algumas fotos que tiramos no topo.

Pedra da gávea

Vista para a vizinha Pedra da Gávea e o famoso “rosto”.

 

Mini aventureiras

Três mini aventureiras que chegaram ao topo! Bela, Juju e Bia.

 

Vista da Barra da Tijuca

Vista da Barra da Tijuca.

 

Hora do lanche

Hora do lanche. Não se esqueçam de levar o lixo de volta! Foi útil levar lenço umedecido para limparmos as mãos antes de comer, pois claro que estavam imundas.

 

Panorâmica

Panorâmica.

 

Curtindo o visual da barra

Criança mais para a ponta só com um adulto segurando! E mesmo assim nada de chegar muito perto da pontinha…

 

Visual da barra da tijuca

Dá para abraçar a Barra da Tijuca?

A volta foi super tranquila, não precisamos nem parar para descansar. Afinal para baixo todo santo ajuda! As meninas estavam numa alegria que só vendo, paravam em algumas árvores para brincar e davam uma “força” para todos os que estavam subindo dizendo que era molezinha que logo iriam chegar no topo.

meninas escalando árvores

Meninas escalando árvores pelo caminho.

Lembretes:
– Passar repelente e filtro solar;
– Levar saco plástico para trazer o lixo de volta;
– Crianças sempre perto dos responsáveis!
– Usar tênis confortável, boné e roupas leves, em trilhas dou preferência as leggins pelo conforto e para evitar arranhões e mosquitos mas tinha gente de bermuda;
– Mochilas são melhores de carregar, evite bolsas. Deixe as mãos livres.
– Água e lanche leve.
– Máquina fotográfica ou celular para fotos, lá não tem sinal então nem levei, mas é bom que pelo menos uma pessoa do grupo tenha, vai que precisa antes ou depois …

Esta foi a nossa aventura na Pedra Bonita com três mini aventureiras. Boa aventura e boas trilhas!

#dicasdabiaedajuju #dicadepasseios #passeiosecologicos #trilhaparacriancas #miniaventureiros #pedrabonita
#trilharj #biaejuju #amoanatureza #criancasaventureiras

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *