DSCN7717

Passeio de ecobalsa na Lagoa Marapendi

Em julho (2016) fizemos o passeio de Ecobalsas na Lagoa de Marapendi. Fomos com alguns amigos do colégio das meninas. O passeio estava marcado para chegarmos as 10:30 e sair as 11h, foi tudo certinho, no horário.

O lugar para esperar a Ecobalsa é super tranquilo, com redes, mesas, cadeiras e até uma lanchonete, mega agradável.

Eco lounge do Ecobalsas

O passeio dura cerca de 1 hora, na Lagoa de Marapendi. Ele vai em direção ao Recreio, mais ou menos até a altura do Pedra de Itaúna e retorna. Vale a pena, principalmente para quem não mora na região e pode conhecer um pouco mais do Rio e ver um visual diferente. Senti falta somente de alguém explicando sobre o que estávamos vendo, no site diz que um biólogo vai na Ecobalsa para explicar sobre a vegetação, animais e etc. Mas a explicação durou somente uns minutinhos, o resto da viagem toda apenas quem estava na frente ia conversando com a guia.

Eu que estava mais para trás não ouvia as conversas, quase no final fui lá na frente e perguntei algumas coisas, mas achava que a informação deveria ser no microfone para todos. Este foi o único detalhe que poderia ser melhorado. De resto, uma Ecobalsa confortável, com banheiro, área coberta e uma equipe muito simpática.

Ecobalsa

Foto da Ecobalsa, as crianças em vários momentos foram até a frente sem risco, pois tem grade e a velocidade é bem tranquila.

Reservamos a balsa com antecedência e foram 2 passeios fechados, usamos esta pulseirinha com o nosso horário para não dar confusão. Não sei dizer se no dia a dia precisa da pulseira, acredito que sim pois o local é aberto aos moradores do condomínio Blue, então fica como uma forma de controle de quem está lá para o passeio.

pulseiras ecobalsas

Pulseiras do horário de 10h30

Acabaram de inaugurar um brinquedão para as crianças, daqueles de casa de festas, mas tem que ver na hora o preço pois não está incluso no valor do passeio, é pago a parte.

Brinquedao da Ecobalsa

Informações gerais:

– Empresa: Eco Balsas Rio.
– Local: Embarque no Pier Ecolounge – Barra da Tijuca – Av. Lúcio Costa, entre a ilha 25-26, sentido Barra-Recreio, logo após o Grand Hotel Hyatt e colado ao Beach point do Blue.
– Duração do passeio: cerca de 1 hora.
– Estacionamento próprio e gratuito, sujeito a lotação. Caso esteja cheio tem que procurar vaga na praia, mas no dia que fomos conseguimos vagas dentro sem problemas.
– Valores: como fechamos a balsa inteira para uma programação do colégio, o valor foi mais barato. O preço no site é Adultos: R$ 30,00  e Crianças (4-10 anos): R$ 25,00. Confirme antes de ir, pois pode variar sem que seja atualizado aqui.
– Mais informações no telefone (21) 97002-1899 ou e-mail: ecobalsas@ecobalsasrio.com.br
– Site da empresa: www.ecobalsasrio.com.br

Não se esqueça do filtro solar e repelente. Bonés são úteis, mas é bom tomar cuidado quando estiver ventando, o boné da Juju durou 3 minutos na balsa e reside até hoje na lagoa, não conseguimos recuperá-lo.

Para suprir a falta de informação durante o passeio coloquei abaixo as fotos com alguns assuntos que valem a pena ser conversados com as crianças para que possam aproveitar melhor.

Vegetação: A vegetação predominante é o Manguezal – que é típica de transição entre ambiente terrestre e marinho. Característica de regiões tropicais e sub-tropicais, encontradas na entradas de baias, lagoas, e encontros de rio com mar. Necessita de água salgada ou salobra.

lagoa de marapendi
A lagoa não é salgada nem doce, é salobra. Antigamente ela era de água doce, mas foi aberto o canal de Marapendi a ligando com o mar e tornando sua água misturada. Atualmente está com altos níveis de poluição que vem dos esgotos dos condomínios que estão a sua volta. Existe uma lei que os obriga a tratar o esgoto antes, mas nem todos o fazem e mesmo os que fazem hoje em dia, já foram muitos anos sem tratamento. Para despoluir será um trabalho que necessita o envolvimento da prefeitura, governo e, principalmente, da população para que não continue a poluir.
Lagoa de Marapendi

Importante neste passeio que a criança veja a sujeira, a poluição e a grande quantidade de condomínios, prédios e comércio que foram construindo de forma desenfreada na região. Sem que fosse feita a estrutura necessária de saneamento, tratamento de esgoto e outras importantes questões, o meio ambiente a sua volta foi afetado. Vivenciando de perto os problemas ela se tornará mais consciente do seu papel no mundo, no que poderá fazer diferente visando um mundo melhor.

Lagoa de marapendi vista para pedra da gávea

 

praia na lagoa de marapendi

Muito interessante ver as mini praias formadas por pequenas ilhas que não tinha ideia que existiam!

Nestes recantos tem uma fauna com jacarés, garças, e nas margens também podem ser encontradas capivaras. Outro animal muito comum em mangue é o caranguejo. Não vimos animais sem ser aves em nosso passeio. Os jacarés tem hábitos noturnos, normalmente durante o dia gosta de pegar sol, então às vezes podem ser vistos, mas não demos sorte.

garça na lagoa de marapendi

Esta informação eu fui lá na frente perguntar, achei que era algum tipo de contenção de poluição, mas não! São as boias de segurança para as Olimpíadas, não pode passar destas boias, na margem da lagoa fica o campo de golfe, então tem as boias para ninguém chegar perto. Outro assunto que seria legal se tivesse sido falado ao microfone para todos, comentei com uma amiga que estava no primeiro horário e ela também achava que era alguma barreira de poluição.

boias de contenção para as olimpiadas

Na Barra tem 3 lagoas, a de Jacarepaguá, da Tijuca e a de Marapendi, onde fizemos o passeio. “Marapendi” é um termo de origem tupi. Significa “rio do mar raso”, através de junção depará (mar), peb (achatado) e ‘y (rio).
(Fonte do nome: Wikipedia)

lagoas da barra

Imagem montada com print do Google Maps

#ecobalsa #miniaventureiros #criancasaventureiras #barradatijuca #lagoademarapendi #passeioscomcrianças #passeiosriodejaneiro #barradatijuca #passeioecologico

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *